sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Rapidinhas Sobre o Futebol Carioca

BOTAFOGOBotafogo acerta com a Traffic para 2009. Veja alguns nomes que já são especulados para reforçar o clube: Leandro(Pal), Maicossuel(Pal) e Vitor(Goi)

Aconteceu na noite de quinta-feira, num restaurante da zona sul do Rio, com a presença do futuro presidente Maurício Assumpção; o vice de futebol André Silva e o de finanças Cláudio Good, a reunião que sacramentou a criação de um fundo de investimentos para a contratação de reforços visando à próxima temporada. "Vamos constituir um fundo com gente disposta a investir recursos carimbados para a compra de jogadores promissores na idade entre dezoito e vinte e quatro anos. Que possam trazer resultados para o fundo e, por conseqüência, aos investidores. O fundo será estruturado com um gestor independente. Será liderado pela MFD com consultoria da Traffic", afirmou Good.

Ele prosseguiu: "O Botafogo está com seu orçamento fechado para o primeiro semestre com as folhas sendo liquidadas rigorosamente em dia. Para o segundo temos um projeto de captação de recursos de um outro fundo, em cima de recebíveis, para garantir a tranqüilidade de elenco e a comissão técnica recebendo em dia." Segundo Good, a receptividade dos investidores foi boa. "Não será um fundo perdido. Será diferente desses do mercado financeiro. No caso do Botafogo, o produto será o atleta. Daí a experiência da Traffic na consultoria pela experiência. O retorno do capital investido é de trinta por cento. Extremamente significativo pelo que o mercado financeiro vem proporcionando. Como é um fundo basicamente de botafoguenses, eu diria que a receptividade foi excelente." O capital inicial seria de R$ 20 milhões.

------------------------------------------------------------------------

FLAMENGO

Cuca, Tite e Paulo Autuori são os favoritos no Fla
Kleber Leite admite que novo técnico rubro-negro esteja disponível no mercado e pode ser definido ainda nesta sexta

O nome de Cuca volta a ganhar força nos bastidores da Gávea. O treinador, que já passou pelo clube, chegou a jantar com a diretoria quando Caio Júnior ainda estava no comando do Flamengo, na semana do clássico com o Vasco. Cuca é um dos preferidos do vice-presidente de futebol Kleber Leite para assumir o Rubro-Negro em 2009. Outro nome que corre nos bastidores é o de Renato Gaúcho. O ex-treinador de Fluminense e Vasco contam com a simpatia do presidente Marcio Braga.

- Não falo sobre nomes, mas vamos analisar as opções que estão no mercado - limita-se a dizer o dirigente, sem querer passar qualquer tipo de posição a uma torcida sedenta por mudanças.
Já existe uma lista de jogadores que devem sair, mas Kleber não quer anunciá-la. Se definir a situação de quem já está no clube tem sido tratada com pouca agilidade, a contratação de reforços vai demorar ainda mais, somente quando o novo técnico for definido.

------------------------------------------------------------------------

VASCO

Dorival Júnior é o novo técnico do Vasco
Treinador será apresentado na tarde desta sexta-feira


O Vasco fechou na madrugada desta sexta-feira a contração do técnico Dorival Júnior, que dirigiu o Coritiba durante todo o ano de 2008 e desligou-se do clube após o Campeonato Brasileiro.

Aos 46 anos, ele é um treinador em ascensão no mercado nacional e terá a missão de reorganizar a equipe cruzmaltina para próxima temporada, na qual disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. Desde 2007 Dorival Júnior vem se apresentando trabalhos consistentes no cenário nacional: foi vice-campeão paulista com o São Caetano naquela temporada; no mesmo ano levou o Cruzeiro à Copa Libertadores do ano seguinte; em 2008 foi campeão estadual pelo Coritiba e classificou o time para a Copa Sul-Americana 2009.Em 2006, foi campeão estadual com o Sport e participou de parte da campanha que culminou com o retorno do Leão a Série A do Campeonato Brasileiro.

------------------------------------------------------------------------

FLUMINENSE

Possível dirigente do Flu viveu polêmica no Galo. Alexandre Faria, ex-diretor de futebol do Atlético-MG é acusado de empresariar jogadores

Alexandre Faria, muito provavelmente, será anunciado na tarde desta sexta-feira como novo coordenador de futebol do Fluminense. Ele assumiria o lugar de Branco, demitido nesta semana. Pouco conhecido no cenário carioca, Alexandre viveu momentos turbulentos no Atlético-MG, clube que o dispensou em outubro. Segundo o ex-presidente do Galo, Afonso Paulino, Alexandre Faria atuava como empresário de jogadores ao mesmo tempo em que coordenava o futebol da equipe mineira.

- Ele era diretor de futebol, mas também tinha um contrato com o Atlético com um valor absurdo para vender e comprar jogador. Ele se relacionava com outros empresários, pais de jogadores. Se o Atlético não desse certas procurações para atletas a ele (Alexandre Faria) não entravam no clube. Isso eu vi, tenho testemunhas. Tenho certeza que o Fluminense estará correndo um risco se acertar com ele - contou ao site LANCENET!, Afonso Paulino.

- Esse contrato foi oferecido pelo próprio Atlético-MG e não era uma percentagem nos direitos dos jogadores, mas de 3% de novos negócios que trouxermos para o clube. Isso tudo ocorreu durante 15 meses. Então, assumi a diretoria de futebol, tive um novo contrato com salário fixo e deixei de receber essa percentagem. O que esse senhor falou não é verdade. Inclusive entrei na Justiça com uma ação criminal contra ele. A audiência já está até marcada para quarta-feira, dia 17 - se defendeu Alexandre Faria, que garantiu nunca ter atuado como empresário de atletas:
- É importante ressaltar que nunca exerci essa função de gerenciar atleta, porque para ser empresário de atleta, você precisa ser agente licenciado pela Fifa e pela CBF. Não agencio carreira, nunca agenciei, porque nunca achei que era algo que me agrada. Prefiro a área de gestão.

------------------------------------------------------------------------

Sobre as noticias acima, quero destacar alguns pontos. No caso do Botafogo vejo com ótimos olhos a parceria que o clube firmou com a empresa de marketing esportivos a Traffic. Empresa que hoje tem vários jogadores no Palmeiras além de investir no clube. Com um final de ano conturbado em General Severiano, com o clube chegando a ficar devendo cerca de três meses de salários a funcionários e jogadores, com o clube perdendo seus principais jogadores também por motivos financeiros. Parece que surge uma luz no fim do túnel para o Botafogo, nomes como Leandro, Maicossuel, Vitor e Pierre me agradam, acho que cairiam bem no clube. A expectativa é que realmente o novo presidente Mauricio Assumpção possa montar uma equipe forte e competitiva já para o Carioca. É esperar para ver.

Sobre os possíveis nomes para assumir o comando técnico do Flamengo, o que mais me agrada é o Paulo Autuori, um baita técnico, com um currículo maravilhoso só acho difícil ele sair do Qatar onde já está um bom tempo. O segundo nome da minha lista seria o de Cuca, que apesar de não ter títulos é um técnico que sabe armar bons times, apesar de ter alguns problemas como por exemplo: ele gosta de improvisar jogadores além de seus times tomarem muitos gols. Já Renato Gaúcho é um fanfarrão. E Tite acho difícil sair do Inter já que o técnico está com moral em alta no clube.

Dorival no Vasco, boa contratação. Acho que o Roberto acertou em ter fechado com o ex-técnico do Coritiba, terá total liberdade no clube para montar a equipe que terá como objetivo vencer a série b 2009 e retornar a elite do futebol brasileiro. Com o patrocínio da eletrobrás o clube parece que vai respirar no próximo ano, e o que se espera é uma equipe da altura do Vasco.

Sobre a possível chegada de Alexandre Faria para ser coordenador de futebol do Fluminense, não o conheço. Nas laranjeiras dizem que Parreira ainda deverá acertar. E sobre os Thiagos, o Silva acertou com o Milan por 4 temporadas e não será emprestado pelo clube italiano. Já o Neves disse ontem que tem vontade sim de voltar um dia ao Flu, mais não agora. Noticias vindo de São Paulo dão conta que Washington pode estar acertando com o clube do Morumbi para a próxima temporada.


Quero a opinião de vocês, sobre as noticias acima.


Grande Abraço.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Buraco Negro do Futebol

A ESPN Brasil exibiu a alguns meses atrás no programa Sportscenter, todo dia, uma série de matérias sobre a situação financeira dos grandes clubes brasileiros. A abertura foi mostrando a dificuldade geral: quase todos os clubes fecharam o ano 2007 com prejuízo, boa parte teria patrimônio líquido negativo ou seja, mesmo que vendessem tudo o que têm, não pagariam as dívidas, mas escaparam disso nos balanços fazendo reavaliação pra cima de seus bens (o Flamengo, que não o fez, tem mesmo o patrimônio líquido negativo, assim como o Botafogo) e todos ainda são extremamente dependentes de venda de jogadores pra fechar as contas.

Mas, depois disso, as duas matérias seguintes foram falando dos cases de sucesso financeiro recentes no futebol brasileiro: Cruzeiro, São Paulo e Internacional. Embora os três também tenham a venda de atletas como grande fonte de receita, estão buscando outras alternativas para se sustentar e vêm apresentando lucros nos últimos anos. O Cruzeiro, por exemplo, montou um grande departamento de marketing, ocupando um andar inteiro de sua sede.

Abaixo o video da situaçao do Flamengo:


Situação do Palmeiras:



O São Paulo aposta muito no Morumbi. Na matéria, citam o grande crescimento da receita com camarotes, mas além disso, eles têm o plano de transformar o anel do estádio em um espaço de convivência para além dos dias de jogos, já inauguraram um bar temático que dá pro campo e vêm aí uma mega-livraria e cinemas. O Inter, da mesma maneira, projeta cada vez mais receitas com o seu patrimônio, em especial o Beira-Rio.

A matéria da ESPN sobre o Inter ressalta a atual saúde financeira do clube e exalta os 80 mil sócios que geram mais de 3 milhões ao mês pro clube, mais do que o contrato com a TV. Mas mostra a preocupação que há por lá sobre o futuro das finanças coloradas a partir do ano que vem, graças à Timemania. Que foi uma solução (o próprio Inter tem dívida de R$150 milhões, a maior parte com o governo, e sem a renegociação que a loteria representou não conseguiria se viabilizar), mas pode ser um problemaço a partir do ano que vem.

Situação do Santos:

Situação do Corinthians:

É isso, uma excelente reportagem exibida pela ESPN sobre a situação financeira de alguns clubes do futebol brasileiro. Me assusta muito o tamanho dessas dívidas, não só do meu clube, mais de outros principais clubes como por exemplo o Flamengo que hoje é o que mais deve cerca de 300 milhões de reais. O que fazer para diminuir essas dívidas? Transformar o clube numa empresa? Mais essa empresa não começaria falida pela divida que tem?

A verdade é que os clubes não estão interessados em saber como pagar essa dívida, aliás alguns clubes, presidentes que estão apenas de passagens pelos clubes, presidentes que querem fazer sua situação financeira, que visam seus próprios lucros e não do clube. Fechar os clubes, acredito que isso não aconteceça. Mais se nossos dirigentes não tiverem hoje centrados, com a cabeça voltada ao verdadeiro profissionalismo, hoje agente comemora quando um clube paga em dia, ora é obrigação do dirigente de futebol pagar em dia, aqui no rio por exemplo temos hoje o botafogo que deve cerca de 3 mêses de salários a seus jogadores, flamengo deve serca de 2 mêses, aonde está o profissionalismo? É por isso que um jogador de futebol hoje não pensa 2 vezes em vir para o futebol carioca, clubes sem estruturas, devendo salários, correm o risco de levar porrada de alguns torcedores de facções. Dou como exemplo o Internacional, excelente video mostrado pela ESPN, um clube que tem 80 mil sócios hoje é realmente de tirar o chapeu, assim como o Inter o Grêmio também tem um número grande de sócios que pagam rigorosamente em dia, e colaboram porque? Porque existe o retorno do clube.

É isso meus amigos, quero a opinião de vocês sobre a reportagem exibida, a situação financeira dos clubes.

Grande abraço.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Reforço Fenomenal para 2009!!!

Ronaldo é o novo reforço do Timão para 2009. Jogador acerta contrato de 1 ano e diz: 'O Corinthians está acreditando, e o Flamengo não apresentou um projeto'

Após a conquista da Série B e o retorno à elite do futebol brasileiro em 2009, o Corinthians prepara um presente fenomenal de Natal para a Fiel: Ronaldo. O clube chegou a um acordo com o Fenômeno, que assinará contrato de um ano e deverá ser apresentado na sexta-feira. A confirmação do negócio foi feita pelo empresário do atacante, Fabiano Farah, nesta terça, e também por Andrés Sanches, presidente do Timão.- Estamos apalavrados, há um acordo verbal, que nos próximos dois dias será refletido em um contrato para Ronaldo ser considerado o quanto antes o mais novo contratado do Timão. O Corinthians está com pessoas muito sérias e determinadas no seu comando, e ficamos muito felizes com isso – disse Farah.

Mal foi confirmado como novo reforço do Corinthians, Ronaldo fez questão de explicar o porquê de sua decisão. Em entrevista ao "Jornal Nacional", da Rede Globo, na noite desta terça-feira, o Fenômeno revelou que ficou tempo demais na Gávea sem que houvesse um interesse concreto do Flamengo em contratá-lo.- O Corinthians está acreditando em mim e tem um projeto fantástico para 2009. Estou muito confiante - diz ele, deixando claro que a sua ida para o Parque São Jorge em nada afeta a paixão que sente pelo Rubro-Negro. - Sou flamenguista de coração, mas se passaram quatro meses desde que cheguei ao Rio, fiquei treinando na Gávea, e não me apresentaram um projeto, nada.

Torcida esgota camisas de Ronaldo, que movimenta R$ 13,5 mil numa única tarde

Ronaldo mal foi anunciado como reforço do Corinthians, mas já dá lucro. Nas primeiras seis horas após o clube confirmar o acerto, a loja licenciada do Parque São Jorge vendeu 80 camisas do Fenômeno. Em apenas uma tarde, o atacante movimentou R$ 13,5 mil com a comercialização de produtos. Minutos depois de a diretoria comunicar a contratação do atleta, por volta de meio-dia, a loja Poderoso Timão já tinha na sua vitrine modelos da camisa corintiana com o número 9 e o nome Ronaldo nas costas. Nas cores branca, roxa e preta, o uniforme custa R$ 169,90. A procura foi tanta que o estoque do número 9 acabou e os responsáveis pelo estabelecimento precisaram pedir uma nova remessa.

Enquanto isso na Gávea...










Reforço ou Marketing?

É meus amigos quem diria hein, após fazer tratamento na Gávea se recuperando de uma lesão grave, pousar em várias capas de jornais e revistas já como novo reforço do Flamengo para 2009, Kléber Leite e Márcio Braga buscando parceiros para bancar o fenômeno na próxima temporada, a torcida como vimos acima fazendo campanhas e campanhas 'Movimento Fica Ronaldo', eis que o jogador surpreende a todos na tarde desta terça, dizendo que é o jogador do Corinthians para a próxima temporada.

Fico pensando sinceramente se vale a pena ter um Ronaldo no time. Hoje vejo o 'fenômeno' mais como marketing para o clube, aliás um baita marketing né um exemplo já disso é o número de camisas que o clube vendeu só na tarde de hoje, consequentimente lucrando já com a imagem do jogador, do que se tratando de um reforço. Eu não acredito mais no Ronaldo, acho que é um jogador em fim de carreira, um jogador que já conquistou tudo na vida, dentro e fora do futebol. Um jogador que vem tendo certas atitudes nos últimos tempos estranhas, como o caso da travesti e como o caso aonde tentou agarrar seu cunhado numa festa de aniversário, mais enfim...torcedor não quer saber disso, hoje o torcedor do corinthians quer que ele chegue e faça gols, isso é que o torcedor da fiel hoje quer.

Especula-se que ele chegua pra ganhar em torno de 600, 700 mil por mês, sendo maior parte desse salário paga pela Nike que patrocina o clube e o jogador, e pela Medial Saúde que hoje estampa sua marca na camisa do Corinthians. Foi o que o presidente do Corinthias falou hoje, que o clube está contratando uma empresa. Agora ele precisa emagrecer né, porque do jeito que está vai ser difícil. Já estou imaginando o jogo entre Corinthians x Botafogo o encontro de jogadores de peso, Ronaldo x Zárate. Que beleza.

Amigos, quero a opinião de vocês...O que achou sobre o novo reforço do Corinthians?


Grande abraço...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

São Paulo comanda a festa do Craque Brasileirão 2008

Tricolor recebe quatro troféus, dois deles com Hernanes. Muricy Ramalho vence pela quarta vez na categoria de melhor técnico

Um dia após o feito histórico do São Paulo FC de ter conquistado o Hexa-Campeonato, o clube do Morumbi foi a principal figura no prêmio craque do brasileirão 2008, aonde são eleitos os principais jogadores da competição.

Assisti ao programa na integra pelo Sportv e achei meio fraco, primeiro que na minha opinião deveria ter sido aberto ao público, aquelas figuras lá de terninho e gravata não combina muito com o nosso futebol brasileiro, outra coisa notável foi à tristeza de um dos apresentadores, o Marcos Palmeira que é torcedor do Vasco, estava claramente abatido e meio sem graça para apresentar a premiação, outro fato que acho que deveria ter sido abordado na premiação, e isso cabia ao presidente da CBF, o Sr. Ricardo Teixeira ter se pronunciado sobre o afastamento do árbitro Wagner Tardelli do jogo decisivo entre Goiás x São Paulo, ele sequer comentou sobre o caso.
Mais a premiação também teve pontos positivos e legais, como a homenagem aos atletas da Copa de 58, a primeira conquistada pelo Brasil, nas figuras de Pelé e Zagallo, homenagens mais do que justo a quem o futebol brasileiro deve muito.

Sobre os vencedores de cada posição, quero falar muito rápido. Escolha do Victor como goleiro achei mais do que justa, fez um baita campeonato, manteve a regularidade do inicio ao fim. Pela ala direita achei injusta a vitória do Leo Moura, acho que muita gente pensa como eu, o melhor ala pela direita desse campeonato foi sem sombras de dúvida o menino Victor do Goiás. Na zaga vitória justa do Thiago Silva e do Miranda, assim como na ala esquerda a vitória do Juan. Na posição de volantes ao lado do Hernanes que pra mim foi o craque do campeonato acho que deveria estar o Diguinho, não pelo fato de jogar no Botafogo, mais pelo campeonato que ele fez, muito regular, um dos maiores roubadores de bola desse campeonato, mais enfim. Na armação outra injustiça pelo lado direito, acho que o Ibson fez um campeonato melhor do que o Diego Souza, pelo lado esquerdo mais do que justa a vitória do Alex, do Inter. E na frente Kleber Pereira artilheiro do campeonato e Alex Mineiro que deveria ter dado lugar para Nilmar. Como téc, justa a vitória pelo quarto ano seguido do treinador Muricy. Já na arbitragem uahuahuhua, o que falar do Simon que pediu a palavra, bom sobre arbitragem não vou falar, mais o melhor árbitro do brasileiro na minha opinião foi o Heber Roberto Lopes, seguido pelo Gaciba.

Então é isso meus amigos, abaixo a lista dos vencedores do prêmio:

Craque do Brasileirão 2008:

Goleiro:
1º Victor (Grêmio)
2º Rogério Ceni (São Paulo)
3º Marcos (Palmeiras)

Lateral-direito:
1º Leo Moura (Flamengo)
2º Vitor (Goiás)
3º Elder Granja (Palmeiras)

Zagueiro pela direita:
1º Thiago Silva (Fluminense)
2º André Dias (São Paulo)
3º Fábio Luciano (Flamengo)

Zagueiro pela esquerda:
1º Miranda (São Paulo)
2º Ronaldo Angelim (Flamengo)
3º Réver (Grêmio)

Lateral-esquerdo:
1º Juan (Flamengo)
2º Leandro (Palmeiras)
3º Kleber (Santos)

Volante pela direita:
1º Hernanes (São Paulo)
2º Rafael Carioca (Grêmio)
3º Pierre (Palmeiras)

Volante pela esquerda:
1º Ramires (Cruzeiro)
2º Guiñazu (Inter)
3º Diguinho (Botafogo)

Meia-direita:
1º Diego Souza (Palmeiras)
2º Tcheco (Grêmio)
3º Ibson (Flamengo)

Meia-esquerda:
1º Alex (Inter)
2º Wagner (Cruzeiro)
3º Lucio Flavio (Botafogo)

Primeiro atacante:
1º Kléber Pereira (Santos)
2º Guilherme (Cruzeiro)
3º Keirrison (Coritiba)

Segundo atacante:
1º Alex Mineiro (Palmeiras)
2º Nilmar (Inter)
3º Kléber (Palmeiras)

Treinador:
1º Muricy Ramalho (São Paulo)
2º Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras)
3º Celso Roth (Grêmio)

Craque:
1º Hernanes (São Paulo)
2º Kléber Pereira (Santos)
3º Alex (Inter)
Craque da Galera:
1º Thiago Silva (Fluminense)
2º Juan (Flamengo)
3º Hernanes (São Paulo)
Revelação:
1º Keirrison (Coritiba)
2º Marquinhos (Vitória)
3ºJean (São Paulo)
Árbitro:
1º Leonardo Gaciba (RS)2º Leandro Vuaden (RS)3º Carlos Eugênio Simon (RS)
E você, gostou da lista dos vencedores? Dê a sua opinião
Grande abraço.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Salve o Tricolor Paulista...

São Paulo é HEXA-CAMPEÃO BRASILEIRO
Justo, Legítimo e Indiscutível


Parabéns SÃO FUTEBOL CLUBE, Hexa-Campeão Brasileiro. Com gol impedido do matador Borges clube paulista vence o Goiás por 1 á 0 e conquista feitos inéditos na era dos pontos corridos.

Depois de assumir a ponta da tabela só nas cinco rodadas derradeiras, a vitória deste domingo – 1 a 0 sobre o Goiás no estádio Bezerrão, na cidade do Gama (DF), confirmou o hexa- campeonato brasileiro – o terceiro título consecutivo – do clube do Morumbi. É aquilo meu amigo, deixou o São Paulo chegar, ferrou. Mais ao meu ver, título mais do que justo, premiou aquela equipe que não pipoca em jogos decisivos, premiou aquela equipe que tem em seu elenco não craques, mais jogadores que decidem jogos, tem elenco, tem um grupo que não deixa a peteca cair, tem uma diretoria que não aparece pra dar entrevistas nos lugares de jogadores que nem muitos clubes fazem por ai, premiou o clube que tem estrutura, um clube que se adaptou a formula dos pontos corridos. Sem dúvida nenhuma esse tri seguido do São Paulo entra para a história dos campeonatos brasileiros, será muito difícil um outro clube conseguir esse feito.
Depois de uma temporada cheia de altos e baixos, o Tricolor passou boa parte do Brasileiro fora até mesmo da zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Na terceira e quarta rodadas, o time ainda figurou entre os rebaixáveis. Mas foi se recuperando... Com vitórias importantes e contando com tropeços dos rivais, o time de Muricy Ramalho foi chegando, chegando, chegando... E chegou! Só na 33ª rodada é que o São Paulo virou líder. E não largou mais. Cinco rodadas na ponta, 18 partidas sem saber o que é perder e o jogo com o Goiás só confirmou a conquista. Quero destacar aqui algumas coisas, primeiro sobre o jogo, São Paulo mandou na partida não sentiu pressão, Borges mais uma vez mostrou que tem faro de gol, mesmo estando em impedimento o atacante mostrou estar no lugar certo e na hora certa. Destaco também o goleiro Harley do Goiás, que pegou barbaridades, mais um jogo pelo Goiás que ele pega tudo e faz uma ótima partida. Destaco também o téc Muricy Ramalho tri-campeão seguido brasileiro, e se não fosse aquele pênalti não marcado a favor do Internacional em 2005 o técnico seria hoje mais do que justo tetra campeão brasileiro. E claro o maior ídolo do São Paulo nos últimos 15 anos eu acho, ROGÉRIO CENI, baita de um goleiro, um líder, primeiro capitão a levantar três vezes seguidas um título brasileiro.
Enfim, mais uma vez Parabéns ao tricolor paulista que faz história e que bate recordes a cada ano.

Quero destacar aqui alguns jogos:

Atlético/Pr 5 x 3 Flamengo

Bom jogo, jogo aberto aonde as duas equipes tinham que buscar a vitória para conquistar seus objetivos, o Atlético para se manter na elite do futebol brasileiro e o Flamengo ainda sonhando com uma vaga para libertadores. Como vem acontecendo com o Fla nos últimos jogos, a equipe vem fazendo muitos gols, só que lá atrás a zaga não vem dando recado e vem levando muitos gols, hoje no segundo gol do Atlético o zagueiro e capitão Fabio Luciano ficou atrás do Rafael Moura pedindo um impedimento que não ocorreu, falha do zagueiro. No gol anterior que foi marcado contra pelo volante Toró, um lance bizarro do jogador. É isso, o flamengo mais uma vez decepcionou, bastava apenas ter vencido o jogo para conseguir a vaga na libertadores e mais uma vez a zaga esteve lenta e atrapalhada, sem contar os jogos chaves que o Fla vacilou dentro de casa, posso citar 3 aqui, derrota por 2 á 0 diante do Galo, empate em 2 á 2 com a Lusa e empate em 3 á 3 com o Goiás, depois de estar vencendo por 3 á 0. Conclusão, fim de ano conturbado na gávea, que não terá o técnico Caio Jr para 2009, nomes como do técnico Renato Gaúcho, Cuca e Dorival Jr ganham força na Gávea.

Palmeiras 0 x 1 Botafogo

O Botafogo "não" fez a sua parte, mas o framengo também não... Assim, como a urubuzada se deu mal no Sul, foi até bom vencer o porco no chiqueirinho deles, foi a segunda vitória consecutiva esse ano contra o parmeiras o que mandou o tabu de não ganhar desse adversário de vez para o buraco.Sobre o jogo vi muito pouco, mais me pareceu um Botafogo diferente, diferente do último jogo diante do Figueira. Um Botafogo lutando, pelo menos para deixar uma última impressão de dignidade pelo menos, destaque para o jovem goleiro Renan, que ainda está cru para ser dono da camisa 1 do fogão, mais teremos que agüenta-lo pelo menos até abril quando o uruguaio Castilho volta de uma contusão grave. Aos meus amigos Botafoguenses o que resta é acreditar, acreditar que em 2009 teremos um bom elenco, um elenco dentro das possibilidades do clube, um elenco totalmente renovado e espero eu, um elenco acima de tudo vencedor.

Fluminense 1 x 1 Ipatinga

O que tenho para destacar nesse jogo de positivo, apenas a despedida do ótimo zagueiro Thiago Silva, sem sombras de dúvida o melhor zagueiro hoje no futebol brasileiro. Só não entendo muito essa festa que a torcida tricolor fez pelo zagueiro, tudo bem que é um baita jogador e tal, mais chegar a ponto de fazer um filme em homenagem ao zagueiro caramba, menos né, bem menos, se não me falha a memória o único título que o zagueiro ganhou jogando pelo clube das laranjeiras foi o da Copa do Brasil em 2007, correto? Enfim, respeito à opinião de todos. Mais de 50 mil tricolores no Maraca para ver a despedida do zagueiro, público esse que foi o melhor da rodada. E o jogo? Ah o jogo foi 1 á 1, e o flu depois de passar o campeonato todo brigando para não cair, de brinde ganhou uma vaga na copa sul-americana 2009, e Washington terminou artilheiro com 21 gols ao lado de Kléber Pereira e do menino Keirrison.

A queda de um gigante


Um ano de muitos problemas internos e conturbação política, até com troca de presidente no Vasco, terminou com o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro neste dia 7 de dezembro de 2008, o mais triste da história do Gigante da Colina. Precisando de muitos resultados para permanecer na elite, a equipe cruzmaltina nem sequer se ajudou, pois perdeu para o Vitória por 2 a 0, gols de Leandro Domingues e Adriano, em São Januário, diante da torcida, que fez a sua parte, e apoiou do início ao fim, mas não foi o suficiente. O choro de Pedrinho, que estava no banco de reservas, simbolizou bem a desilusão que se abateu no estádio e em todos os vascaínos pelo Brasil afora.

A cena mais dramática em São Januário aconteceu logo após a partida, quando um torcedor, identificado apenas como Fernando, ameaçou se jogar da marquise do estádio. Policiais e bombeiros conseguiram impedir que o ato de desespero do cruzmaltino se concretizasse.

Na boa meus amigos, fiquei chateado com a queda do Vasco, por uma pessoa, Roberto Dinamite esse cara não merecia passar por isso, pegou um clube falido, um clube entregue as moscas, um clube com um elenco horroroso, o pior da história do Vasco. Mais Bruno, ele quando concorreu nas eleições saberia que iria encontra o Vasco numa situação desesperadora. Eu concordo, só que ele não agüentava mais como vascaíno ver o que o Euvírus estava fazendo, e não poder fazer nada. Sei que muitos vascaínos querem o Euvírus de volta, ele sim é o grande culpado pela queda do Vasco, e não o Dinamite, o Eurico sim é culpado por contratar jogadores medíocres que hoje fazem parte do grupo do Vasco. Lamentável, ao Dinamite o que resta é planejar 2009, agora com novos parceiros, o clube terá mais condições financeiras de mesmo na série b, de montar uma equipe boa. Cair para a série b não é o fim do mundo não, o Botafogo, Palmeiras, Galo, Grêmio e esse ano o Corinthians deram a volta por cima, e voltaram fortes após a queda.

Aos meus amigos Vascaínos, meus pêsames. Ah vão se acostumando com a grade de programação da Rede Tv, porque a partir de 2009 os jogos serão terças e sábados, outra coisa... Mesmo com a queda do Vasco, no ano que vem continuaremos a ter clássicos, só que entre Vasco x Duque de Caxias pela série b.

-------------------------------------------------------------------------

Meus amigos quero a participação de vocês. Título do São Paulo foi justo? A queda do Vasco foi justa? Quero a participação de vocês...
Grande abraço...