Dica de viagem

Olá amigos do Blog, esse lugar é reservado para você que gosta de viajar. O Vamos Viajar a cada semana irá apresentar uma cidade do estado do RJ, seus pontos turisticos, sua história, sua população e seus principais atrativos.
E ai Vamos Viajar?

UM PARAÍSO CHAMADO ARMAÇÃO DOS BÚZIOS


Búzios tem sua origem em uma pequena vila de aldeia de pescadores, onde no passado foi povoada por piratas franceses e de tráfico de escravos. Com mais de 20 praias de uma variedade e beleza incomparável, esta península que mais parece uma ilha, é hoje um sofisticado balneário com uma agitada vida noturna. Na baixa estação, Búzios se transforma num paraíso para apreciadores de restaurantes, arte, ecologia e bom gosto. A história de Armação dos Búzios como upscale resort começou com a vinda de Brigitte Bardot nos anos 60 e não parou mais 

Com aproximadamente 8 km. de extensão e uma população em torno de 20.000 habitantes, a península de Búzios é banhada pelas correntes marítimas da Antártida e do Brasil. Ao norte, Búzios oferece praias de mar calmo e águas quentes como Tartaruga, Azeda e João Fernandes e ao Sul, as praias são geralmente de mar aberto e águas um pouco mais frias como em Geribá e Tucuns e ainda algumas enseadas como Ferradura e Forno. Sua geografia muito particular mais parece uma ilha.

  
                         
RUA DAS PEDRAS - Que rua é esta afinal?


Imagine uma rua onde se pode encontrar os amigos, conversar calmamente, discutir profundamente, namorar gostosamente. Conhecer pessoas interessantes, ampliar seu círculo de amizades. Ou ainda onde se possa simplesmente apreciar o mundo desfilar. Onde as pessoas se sintam em liberdade e o tempo seja imperceptível.

Rua das Pedras: estilo, charme e descontração.

Imagine uma rua em que se pode caminhar, ter o prazer de perambular e ver coisas bonitas, coloridas e mesmo inusitadas. Ouvir outros sotaques, estranhas línguas, músicas de vários estilos. Espairecer de uma semana atribulada, mudar de ares, procurar em paz a sua paz.
A rua durante a noite se transforma no centro do agito da cidade.

Imagine uma rua com uma ampla variedade de comércio, onde se possa apreciar galerias de arte, escolher coisas típicas e artesanato e desfrutar dos prazeres da mesa em restaurantes de verdade. Onde periodicamente acontecem festivais gastronômicos, de música e de cinema.

Imagine que essa rua tenha estilo, charme, inteligência, um certo ar internacional e brasileiro ao mesmo tempo. Que tenha um clima privilegiado. Que fique a beira-mar! Pois pare de imaginar. Isso existe, fica aqui em Búzios. É a Rua das Pedras. Dá pra acreditar?

BÚZIOS A NOITE

Búzios tem uma agitada vida noturna com shows, boates, festas, restaurantes e bares para todos os gostos. Aliás, a noite de Búzios é um item a parte. O ponto central do agito é a Rua das Pedras, uma simpática e eclética rua, onde é comum esbarrar em pessoas famosas e ouvir línguas estranhas por todos os lados. É lá que se percebe realmente o número de estrangeiros que freqüentam a cidade.

A rua tem pouco mais de 600 metros, mas é um charme do início ao fim. Se não fosse ela, Búzios com certeza não seria a mesma. Restaurantes servem pratos de todos os sotaques gastronômicos. Simpáticos bares com shows ao vivo - alguns de frente para o mar - convidam a sentar e apreciar o movimento, enquanto boates como a Privilege e Pacha prometem jogar todo mundo na pista, dia e noite. Galerias de arte, um comércio com griffes nacionais e estrangeiras, muita gente bonita e queimada de praia durante todo o ano completam o cenário.


Na Rua das Pedras, a cada 20 passos você tem um lugar diferente. Para simplesmente sentar, bebericar e curtir o movimento, uma boa pedida é o pequeno Captains Bar, que serve drinks dos mais variados tipos e têm visão direta para todos os que passam na rua.

Caminhando um pouco mais, temos o Anexo's Bar, que se diferencia com suas "cadeiras-relax" ao estilo lounge, muitas voltadas para o mar. Para beber, peça o chopp da casa ou as caipirinhas caprichadas feitas de variadas frutas. Se a ocasião pedir um clima romântico, aposte no Deck Casas Brancas, com ambiente informal e regado a drinks exóticos.



Para dançar o agito é garantido até o amanhecer nas férias e feriados nas boates Pacha e Privilege. Inaugurada em 2008, a Pacha fica bem no meio da Rua das Pedras e tem um bonito e charmoso loungue no primeiro andar com a boate no subsolo. Se preferir curtir a noite em clima mexicano, experimente o tradicional Zapata, que embora não mais tão badalado como no passado, ainda costuma ficar agitado.



Se o seu negócio é curtir um showzinho ao vivo, o Pátio Havana têm jazz, blues e MPB no repertório. O ambiente, decorado por Sig Bergamim, é uma maravilha. Lá, desça ao subsolo e confira a adega da casa, veja charutos selecionados na charutaria ou tenha um jantar reservado no bistrô. Ao todo, são cinco ambientes diferentes.
Também o Morgan's Bar do Cinema oferece programação musical de qualidade. A casa funciona em uma área anexa ao Cine Bardot e serve drinks e petiscos.





Clez Michou
 O já tradicional Chez Michou capricha nos crepes  que fazem sucesso há mais de quinze anos e a casa fica lotada pela moçada bronzeada das praias. A música alta, o tom descontraído e muita badalação são as marcas do lugar.

Ao chegar em Búzios, um bom local para ficar por dentro dos agitos na cidade é ir a Praia de Geribá, em frente ao Fishbone Café - point da juventude descolada e bronzeada. Não deixe também de dar uma espiada no irreverente jornal O Perú Molhado, à venda nas bancas e distribuído em algumas pousadas e restaurantes gratuitamente.



CONHEÇA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS PRAIAS DE BÚZIOS

A praia Azeda possui águas calmas e cristalinas. O acesso se dá por uma pequena trilha vinda da praia dos Ossos ou de barco.

Frequentada pricipalmente por turistas estrangeiros e com movimentação o ano todo, a praia de João Fernandes tem a forma de semi-círculo, com águas calmas, azuis e transparentes.

Vista aérea do Costão do Forno, onde há pequenas grutas e piscinas naturais.

Embora não seja uma praia, a Lagoinha é um lugar para se banhar em dias de maré favorável, quando forma uma piscina natural na bacia de pedra junto ao mar.
Praia da Ferradura. Enseada de águas calmas com bares ao estilo de aldeia de pescadores, bem ao espírito de Búzios. Ideal para quem tem crianças.
 
Praia João Fernandinho. Pequena praia de águas calmas e cristalinas. Acesso pela Praia de João Fernandes, onde nos vários bares pode-se deliciar-se com lagostas e peixes da região.

Praia de Geribá. Bela praia de águas e areias claras com muito sol, gente bonita e famosa. Ideal para esportes como o surf, morey boggie, footvolley e wind-surf.

A Orla Bardot é um calçadão de sofisticados restaurantes, lojas e pousadas.

Na calçada, uma bela escultura da atriz francesa que deu nome à orla: Brigitte Bardot visitou Búzios na década de 60 revelando a cidade para o mundo.

Localizada na praia da Armação, a Casa do Sino é um exemplo de construção buziana típica dos séculos passados.

Búzios está a 165 quilômetros da capital do estado. É uma península com 8 Km de extensão e 23 praias.
A praia da Armação margeia a Orla Bardot e é um ótimo lugar onde para apreciar um belo pôr-do-sol


Fonte: Prefeitura Municipal de Armação de Búzios
http://www.buzios.rj.gov.br/