terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O dinheiro da TV em 2009

Olá meus amigos, quero postar aqui uma mtéria muito interessante que saiu no globoesporte.com essa semana na coluna do Emérson Gonçalves, sobre as cotas da TV para esse ano de 2009. Abaixo postei os pontos mais importantes da máterias para que possamos debater.

Grande abraço.

Tomada isoladamente, a verba recebida com os direitos de transmissão dos jogos tem sido a maior componente entre os diversos itens que compõem a receita operacional dos clubes brasileiros. Pensando numa forma ideal, os clubes de futebol, ou melhor, o futebol profissional dos times, inclusive as divisões de base, deveria ser mantido unicamente com essas receitas. Delas não fazem parte, evidentemente, os valores obtidos com as transferências de atletas. Assim como as contratações não deveriam fazer parte do item “Despesas Operacionais”. Era o que preconizava o, na prática, extinto G14 para seus filiados, os maiores clubes de futebol do mundo.
Recordando rapidamente, as principais fontes de receitas operacionais, são:

Direitos de TV
Bilheteria (ou Matchday, no conceito europeu, mais completo)
Receitas de Marketing - Patrocínios
Licenciamento da Marca
Receitas com Sócios-Torcedores
Idealmente, os clubes que possuem estádios devem administrá-los à parte, como um centro próprio gerador de receitas e despesas. A própria publicidade estática incluída no pacote de negociação da TV, deve ser contabilizada na conta “estádio”.

Falando um pouco sobre os Direitos de Transmissão do Brasileiro
Com o novo contrato negociado válido para o triênio 2009/2011 entre emissoras e clubes, passamos a ter doravante pelo menos duas formas distintas de pagamento: o correspondente às emissoras de sinal aberto e fechado, e o pagamento referente aos jogos vendidos pelo sistema PPV - pay per view ou pagar-para-ver.

(Como marketing é um dos meus assuntos preferidos, minha escolha de nome é pay-per-view, em inglês, apenas como curiosidade. Combinam melhor.)

O pagamento é dividido em doze parcelas mensais.

É importante ter em mente que de cada pagamento são deduzidos 5% de direito de arena para os atletas e mais 5% para o INSS. Até a temporada passada havia ainda o desconto de 1,75%, referente à taxa de manutenção do Clube dos Treze. Durante a negociação do novo contrato, o Clube dos 13 negociou a cessão de seus direitos de nome com a Rede Globo, pelo valor de 10 milhões de reais. Esse valor, negociado à margem do contrato principal, na prática significa um aumento de igual quantia no bolo destinado aos clubes, ainda que de forma indireta, pois o Clube não mais é mantido pelas contribuições dos associados.

Para 2009, a verba destinada aos clubes é de 300 milhões de reais por parte das emissoras abertas e fechadas, e mais 110 milhões por parte do PPV.
Da verba de 300 milhões sairão, também, os pagamentos das despesas de viagens e estadia (despesas de hotel) dos clubes, que são feitas pelo Clube dos Treze.

Na assembléia de 15 de janeiro ficou definido que os clubes teriam direito a um mínimo de 1,5% na distribuição das verbas do PPV, desde que não tivessem alcançado esse percentual nas pesquisas encomendadas para aferir a participação de cada torcida.

Essa mesma assembléia delegou à diretoria executiva do Clube dos Treze a negociação com os 4 clubes convidados: Náutico, Avaí, Santo André e Barueri.
Além das cotas referentes aos direitos, eles também terão suas despesas de viagens e estadia pagas.
Outro esclarecimento: o Clube dos Treze funciona como uma empresa independente, recebendo o dinheiro das emissoras e distribuindo-o entre seus associados. Essa forma pode gerar protestos de algumas torcidas, mas foi a fórmula encontrada pelos clubes brasileiros para se relacionarem com as emissoras, negociando seus direitos e a administração dos recursos recebidos.

Como nos anos anteriores, os clubes estão divididos em alguns grupos:

I - Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco da Gama;
II - Santos;
III - Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense, Botafogo;
IV - Atlético Paranaense, Coritiba, Goiás, Sport, Vitória
V - Portuguesa;
VI - Bahia, Guarani;
VII - Convidados: Náutico, Avaí, Santo André, Barueri.

Os membros de cada grupo têm direito a uma cota fixa sobre o valor dos direitos para as emissoras de sinal aberto e fechado; cada divisão ficará mais clara de ser percebida na tabela a seguir, que mostrará os valores fixos citados e os valores variáveis do PPV, exceto para os times que receberão a cota mínima.
Aos valores, então:

O pagamento dos direitos

Vamos deixar mais clara a situação do mês a mês dos clubes. Antes, porém, dessa nova tabela, uma lembrança não muito agradável para os torcedores: praticamente todos os clubes, à exceção de um, talvez dois, receberam ou negociaram por via bancária antecipações de seus direitos de TV do ano em curso.

Os primeiros adiantamentos serão descontados integralmente no decorrer desse ano. No segundo semestre, com o agravamento da crise financeira e o corte radical no crédito, que afetou da poderosa Petrobras ao armazém da esquina, a Globo viu-se, praticamente, forçada a socorrer os clubes. Esse é o verbo correto, mesmo que alguns torcedores venham a não gostar. Os seguidos depoimentos de presidentes de clubes entre final de julho e começo de outubro demonstraram claramente a situação desesperadora em que muitas dessas instituições se encontravam. Mais que liberar adiantamentos, as emissoras e o Clube dos Treze acordaram a possibilidade dos clubes pagarem esses adiantamentos em até 36 parcelas, ou seja, durante toda a duração do novo contrato. Dessa forma, os clubes preservaram o recebimento de parte de seus direitos de 2009. Se isso não tivesse sido negociado, o santo vestido em 2008 entraria o novo ano pelado, literalmente.

Portanto, as parcelas mensais que serão vistas na tabela não correspondem, integralmente, ao que receberá a maioria dos clubes.
Outro ponto importante: os pagamentos referentes ao PPV estão marcados para janeiro a junho, inclusive.

Por que?

Porque está aberta a possibilidade dos pagamentos de julho a dezembro serem feitos a partir de nova pesquisa que seria realizada no decorrer de maio, provavelmente, ou no início de junho, o mais tardar. Essa decisão será tomada pelos clubes, em assembléia.

Não custa repetir para evitar as cobranças nos comentários: fazer ou não uma nova pesquisa para definir os valores pagos pelo PPV será uma decisão tomada pelos clubes.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Na estréia do Camp. Carioca a arbitragem é o destaque

Maicoshowel é o nome dele. Fogão arranca 3 pontos na determinação, num jogo confuso pela arbitragem

É meus amigos, foi dada a largada para o novo Botafogo. Diante do Boavista, em Bacaxá o clube da estrela solitária abriu o placar numa cobrança de falta linda, marcada pelo novo camisa 10 MAICOSSUEL. No final da primeira etapa o bom jogador do Boavista, TONY empata a partida num chute forte que bateu na trave e entrou.

Na segunda etapa o jogo começou com as duas equipes buscando o ataque, mas demorou pouco para que a arbitragem perdesse o controle da partida. Aos cinco minutos, Eduardo cruzou da esquerda, e Alessandro cabeceou para fora, mas a bola furou a rede e entrou. Os alvinegros comemoram o gol, e o árbitro correu para o meio-campo.

Os jogadores do Boavista, no entanto, cercaram Marcelo de Souza Pinto apontando para o auxiliar Jackson Lourenço Massara dos Santos, que marcara a irregularidade. Depois de quase oito minutos de confusão, o quarto árbitro, Estevão Cunha Trindade, chamou Marcelo, que voltou atrás e acertou na marcação do tiro de meta, mas ficou no ar se não houve consulta às imagens da televisão, que na minha opinião teve e que é proibido pela Fifa. Foi o suficiente para o árbitro se perder, passar a inverter faltas e distribuir cartões amarelos apenas para os atletas botafoguenses, apesar de algumas faltas duras do Boavista.

E quando o jogo já se encaminhava para o empate, brilhou a estrela de Maicosuel, o melhor jogador do Botafogo na partida. Aos 49, Thiaguinho cruzou do bico da grande área, pela esquerda, e o camisa 10, que assumiu o lugar de Lucio Flavio, ídolo da torcida nos últimos três anos, colocou mais uma no ângulo de Erivélton, desta vez usando a cabeça. Fim de jogo, e os jogadores foram comemorar junto à torcida que lotou o estádio.Então é isso, é importante começar ganhando, destaco três jogadores que estiveram muito bem no jogo, MAICOSSUEL, EDUARDO e DIEGO. E pro Bota fazer o gol da vitória no último minuto de jogo, é um ótimo sinal a sorte pode estar voltando.

Com ajuda da arbitragem Flamengo estréia com vitória sobre o Friburguense no Maracanã

Em uma partida com a arbitragem bastante confusa, o Flamengo estreou no Campeonato Carioca vencendo o Friburguense por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã. O gol foi marcado por Juan. O time da Serra teve um gol mal anulado pelo árbitro Leonardo Garcia. Victor Hugo estava atrás de três rubro-negros quando partiu para empurrar a bola para a rede, mas o juiz assinalou impedimento. No fim, após assinalar quatro minutos de acréscimos, Garcia apitou aos 47, sem dar mais tempo.

Com o resultado, o Flamengo está em quarto lugar no Grupo B com três pontos. O time está empatado com Mesquita, Macaé e Botafogo, mas perde nos critérios de desempates. Na segunda rodada, o Flamengo enfrenta o Bangu, na próxima quinta-feira, às 16h30min, em Volta Redonda. Já o Friburguense joga em casa, no mesmo dia e horário, contra o Mesquita.

Depois me chamam de chorão, desse jeito é só entregar o troféu do tri para o Flamengo.

Vasco decepciona e estréia com derrota para o Americano

Ano novo, velhos defeitos. Na partida de estreia no Campeonato Carioca, neste sábado, contra o Americano, o Vasco versão 2009 tinha a cara e os problemas do time rebaixado para a Série B. Com pouca criatividade no meio-campo, um ataque que chuta pouco a gol e uma defesa cheia de buracos, o Gigante da Colina perdeu por 2 a 0. Éberson fez os dois gols do Americano, um em cada tempo.

Com oito reforços em campo, o Vasco sentiu falta do entrosamento e também parecia ter menos perna que o Americano, que se prepara para o Campeonato Carioca desde o início de dezembro. Com o resultado, o Time da Colina está na lanterna do Grupo A, que ainda tem Resende, Madureira, Cabofriense, Fluminense, Duque de Caxias e Tigres. Já o Americano lidera com três pontos

Flu começa mal e é surpreendido pela Cabofriense, na estréia do Carioca

Não foi a estréia que o a torcida do Flu esperava no Campeonato Carioca. O Tricolor foi derrotado por 3 a 1, pelo Cabofriense, na noite deste domingo, no estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio, e mostrou muitos problemas que o técnico René Simões terá que corrigir para ainda sonhar com o título da Taça Guanabara. O principal deles foi a falta de condicionamento físico.

Com um time muito rápido e jogadores leves, o Cabofriense, que começou a treinar para o Carioca no dia 10 de dezembro, imprimiu um ritmo alucinante a partir da metade do primeiro tempo. O Flu tentou acompanhar e, como ainda não está no auge da forma física, pagou um preço alto, que foi a derrota logo na estréia.
Na próxima rodada, o Fluminense receberá o Madureira, quarta-feira, às 22h, no Maracanã. Já o Cabofriense viajará para Resende, onde enfrenta o time da casa, às 16h, também na quarta.

Esperava muito mais do Fluminense, até pelo dinheiro que foi gaxto para montagem do elenco, tudo bem que é apenas a primeira rodada, mais já vi alguns problemas, o buraco na zaga, o espaço deixado em cima do lateral-esquerdo Leandro, o atacante Roger muito mal no jogo, só destaco o Conca e Leandro Amaral, de resto não vi nada.

----------------------------------------------------------------------------

CLASSIFICAÇÃO DO BOLÃO CAMP. CARIOCA 2009

Após a 1º Rodada