quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Buraco Negro do Futebol

A ESPN Brasil exibiu a alguns meses atrás no programa Sportscenter, todo dia, uma série de matérias sobre a situação financeira dos grandes clubes brasileiros. A abertura foi mostrando a dificuldade geral: quase todos os clubes fecharam o ano 2007 com prejuízo, boa parte teria patrimônio líquido negativo ou seja, mesmo que vendessem tudo o que têm, não pagariam as dívidas, mas escaparam disso nos balanços fazendo reavaliação pra cima de seus bens (o Flamengo, que não o fez, tem mesmo o patrimônio líquido negativo, assim como o Botafogo) e todos ainda são extremamente dependentes de venda de jogadores pra fechar as contas.

Mas, depois disso, as duas matérias seguintes foram falando dos cases de sucesso financeiro recentes no futebol brasileiro: Cruzeiro, São Paulo e Internacional. Embora os três também tenham a venda de atletas como grande fonte de receita, estão buscando outras alternativas para se sustentar e vêm apresentando lucros nos últimos anos. O Cruzeiro, por exemplo, montou um grande departamento de marketing, ocupando um andar inteiro de sua sede.

Abaixo o video da situaçao do Flamengo:


Situação do Palmeiras:



O São Paulo aposta muito no Morumbi. Na matéria, citam o grande crescimento da receita com camarotes, mas além disso, eles têm o plano de transformar o anel do estádio em um espaço de convivência para além dos dias de jogos, já inauguraram um bar temático que dá pro campo e vêm aí uma mega-livraria e cinemas. O Inter, da mesma maneira, projeta cada vez mais receitas com o seu patrimônio, em especial o Beira-Rio.

A matéria da ESPN sobre o Inter ressalta a atual saúde financeira do clube e exalta os 80 mil sócios que geram mais de 3 milhões ao mês pro clube, mais do que o contrato com a TV. Mas mostra a preocupação que há por lá sobre o futuro das finanças coloradas a partir do ano que vem, graças à Timemania. Que foi uma solução (o próprio Inter tem dívida de R$150 milhões, a maior parte com o governo, e sem a renegociação que a loteria representou não conseguiria se viabilizar), mas pode ser um problemaço a partir do ano que vem.

Situação do Santos:

Situação do Corinthians:

É isso, uma excelente reportagem exibida pela ESPN sobre a situação financeira de alguns clubes do futebol brasileiro. Me assusta muito o tamanho dessas dívidas, não só do meu clube, mais de outros principais clubes como por exemplo o Flamengo que hoje é o que mais deve cerca de 300 milhões de reais. O que fazer para diminuir essas dívidas? Transformar o clube numa empresa? Mais essa empresa não começaria falida pela divida que tem?

A verdade é que os clubes não estão interessados em saber como pagar essa dívida, aliás alguns clubes, presidentes que estão apenas de passagens pelos clubes, presidentes que querem fazer sua situação financeira, que visam seus próprios lucros e não do clube. Fechar os clubes, acredito que isso não aconteceça. Mais se nossos dirigentes não tiverem hoje centrados, com a cabeça voltada ao verdadeiro profissionalismo, hoje agente comemora quando um clube paga em dia, ora é obrigação do dirigente de futebol pagar em dia, aqui no rio por exemplo temos hoje o botafogo que deve cerca de 3 mêses de salários a seus jogadores, flamengo deve serca de 2 mêses, aonde está o profissionalismo? É por isso que um jogador de futebol hoje não pensa 2 vezes em vir para o futebol carioca, clubes sem estruturas, devendo salários, correm o risco de levar porrada de alguns torcedores de facções. Dou como exemplo o Internacional, excelente video mostrado pela ESPN, um clube que tem 80 mil sócios hoje é realmente de tirar o chapeu, assim como o Inter o Grêmio também tem um número grande de sócios que pagam rigorosamente em dia, e colaboram porque? Porque existe o retorno do clube.

É isso meus amigos, quero a opinião de vocês sobre a reportagem exibida, a situação financeira dos clubes.

Grande abraço.

3 comentários:

  1. Bruno, este buraco negro é um fato! E não é de hoje mas tende a agravar-se com a crise que vem por aí.

    Mas as noticias dão conta que todos os clubes estão contratando e aí eu pergunto, com que dinheiro?

    abcs

    ResponderExcluir
  2. Bruno, o que vc acha da volta dos dois Thiagos para o Flu em 2009? Um nem foi ainda e pode já estar voltando; o utro foi há pouco mais de 4 meses. Se mantiverem o Conca, os tricolores vão ter um time forte em 2009. São Paulo que se cuide. Ao menos não terão o Flu pela frente no campeonato paulista nem na Libertadores.
    abcs

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, antes de começar o brasileirão deste ano, São Paulo, Inter e Cruzeiro, nesta ordem, eram os principais candidatos ao título, e nem tinha visto esta matéria.
    Para 2009, hoje, acho que os principais candidatos ao título serão Inter, Cruzeiro e São Paulo (em 3º em função da libertadores).
    Nada é por acaso.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário...