Mas, depois disso, as duas matérias seguintes foram falando dos cases de sucesso financeiro recentes no futebol brasileiro: Cruzeiro, São Paulo e Internacional. Embora os três também tenham a venda de atletas como grande fonte de receita, estão buscando outras alternativas para se sustentar e vêm apresentando lucros nos últimos anos. O Cruzeiro, por exemplo, montou um grande departamento de marketing, ocupando um andar inteiro de sua sede.
O São Paulo aposta muito no Morumbi. Na matéria, citam o grande crescimento da receita com camarotes, mas além disso, eles têm o plano de transformar o anel do estádio em um espaço de convivência para além dos dias de jogos, já inauguraram um bar temático que dá pro campo e vêm aí uma mega-livraria e cinemas. O Inter, da mesma maneira, projeta cada vez mais receitas com o seu patrimônio, em especial o Beira-Rio.
Situação do Santos:
Situação do Corinthians:
É isso, uma excelente reportagem exibida pela ESPN sobre a situação financeira de alguns clubes do futebol brasileiro. Me assusta muito o tamanho dessas dívidas, não só do meu clube, mais de outros principais clubes como por exemplo o Flamengo que hoje é o que mais deve cerca de 300 milhões de reais. O que fazer para diminuir essas dívidas? Transformar o clube numa empresa? Mais essa empresa não começaria falida pela divida que tem?
A verdade é que os clubes não estão interessados em saber como pagar essa dívida, aliás alguns clubes, presidentes que estão apenas de passagens pelos clubes, presidentes que querem fazer sua situação financeira, que visam seus próprios lucros e não do clube. Fechar os clubes, acredito que isso não aconteceça. Mais se nossos dirigentes não tiverem hoje centrados, com a cabeça voltada ao verdadeiro profissionalismo, hoje agente comemora quando um clube paga em dia, ora é obrigação do dirigente de futebol pagar em dia, aqui no rio por exemplo temos hoje o botafogo que deve cerca de 3 mêses de salários a seus jogadores, flamengo deve serca de 2 mêses, aonde está o profissionalismo? É por isso que um jogador de futebol hoje não pensa 2 vezes em vir para o futebol carioca, clubes sem estruturas, devendo salários, correm o risco de levar porrada de alguns torcedores de facções. Dou como exemplo o Internacional, excelente video mostrado pela ESPN, um clube que tem 80 mil sócios hoje é realmente de tirar o chapeu, assim como o Inter o Grêmio também tem um número grande de sócios que pagam rigorosamente em dia, e colaboram porque? Porque existe o retorno do clube.
É isso meus amigos, quero a opinião de vocês sobre a reportagem exibida, a situação financeira dos clubes.
Grande abraço.
Bruno, este buraco negro é um fato! E não é de hoje mas tende a agravar-se com a crise que vem por aí.
ResponderExcluirMas as noticias dão conta que todos os clubes estão contratando e aí eu pergunto, com que dinheiro?
abcs
Bruno, o que vc acha da volta dos dois Thiagos para o Flu em 2009? Um nem foi ainda e pode já estar voltando; o utro foi há pouco mais de 4 meses. Se mantiverem o Conca, os tricolores vão ter um time forte em 2009. São Paulo que se cuide. Ao menos não terão o Flu pela frente no campeonato paulista nem na Libertadores.
ResponderExcluirabcs
Na minha opinião, antes de começar o brasileirão deste ano, São Paulo, Inter e Cruzeiro, nesta ordem, eram os principais candidatos ao título, e nem tinha visto esta matéria.
ResponderExcluirPara 2009, hoje, acho que os principais candidatos ao título serão Inter, Cruzeiro e São Paulo (em 3º em função da libertadores).
Nada é por acaso.