quarta-feira, 24 de março de 2010

Drogas: Você é a favor da LEGALIZAÇÃO?

Por Bruno Rangel

Olá amigos do Papo de Boteco, hoje iremos debater aqui no Blog um assunto bastante polêmico, a Legalização ou não das Drogas. Os prós e contra desse terrível mal que atinge não só a nossa juventude mas sim toda a sociedade brasileira.

Drogas é um assunto polêmico em qualquer situação não é verdade? Pois divide opiniões. A tendência maior é sempre enfatizar os perigos, como por ex a violência, vulnerabilidade para doenças, marginalização, uso e abuso e por ai vai.

Tentaremos mostrar alguns pontos positivos e/ou negativos da legalização. Com a droga legalizada, o consumidor teria mas segurança na aquisição da droga, vez que adquiriria a mesma em mercados e lojas autorizadas, a exemplo da bebida e do cigarro hoje, sem precisar deslocar-se até as “bocas de fumo”, deixando assim, de serem vítimas de balas perdidas ou mesmo das intencionais, quando confundidos por policiais como sendo traficantes.

Minha visão: Sou a favor da legalização. Mais do jeito que acontece em Amsterdã, na Holanda. Li há alguns meses atrás que o nível de criminalidade lá caiu assustadoramente, pois o tráfico de drogas praticamente deixou de existir. É claro que para legalizar aqui em nosso país tem que haver mudanças no judiciário brasileiro, inclusive, com a criação de lugares específicos para o consumo de entorpecentes, e evitar por ex que essas pessoas façam o uso em locais públicos por ex.

É HORA DE LEGALIZAR?

Há um século, a comunidade internacional reuniu-se em Xangai para dar um basta à primeira crise de saúde pública provocada pelo consumo de droga: a epidemia de ópio na China. O país produzia 35 000 toneladas anuais, quatro vezes a produção mundial atual, para atender os viciados – 25% da população. Desde então, o ópio perdeu popularidade – embora ainda seja consumido em grande quantidade na Ásia. Nas décadas seguintes, outras drogas, como maconha, cocaína e ecstasy, foram adicionadas à lista das substâncias proibidas. Em comum, elas têm o poder de causar dependência e efeitos devastadores para o organismo humano. Na semana passada, uma reunião da Comissão de Entorpecentes da ONU em Viena, na Áustria, definiu os princípios da política antidrogas internacional para os próximos dez anos. O impressionante não é o plano para o futuro, mas o balanço da última década. A tentativa de criar "um mundo livre de drogas", proposta na reunião da ONU de 1998, foi um fracasso.

Estima-se que 210 milhões de pessoas, ou cinco em cada 100 adultos, usaram algum tipo de droga ilícita nos últimos doze meses. A proporção mantém-se inalterada desde a década passada. Apenas um em cada oito usuários é dependente, como foi o argentino Maradona – os demais são consumidores ocasionais, a exemplo do nadador americano Michael Phelps. Mesmo diante de inegável derrota da meta anterior, o encontro de Viena decidiu-se por mais uma década de "guerra às drogas" – desta vez, articulada com programas assistenciais, como a distribuição de seringas para viciados em heroína. A novidade, ironicamente, ficou por conta de uma proposta antiga – que o falecido Nobel de Economia Milton Friedman já defendia na década de 70 –, mas que nunca antes tivera tantas adesões: a legalização das drogas.


É bom deixar claro: a ONU não chegou nem perto de liberar as drogas. O que houve foram vozes isoladas, mas num coro crescente, que sugeriram que essa opção fosse incluída no debate. Os defensores, entre os quais está o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, argumentam que as drogas devem ser tratadas como uma questão de saúde pública. Seus usuários são doentes, e não criminosos, e devem ser atendidos por serviços assistenciais com o intuito de reduzir os riscos a que estão expostos, como overdose, aids e outras doenças. Os governos poderiam taxar e regulamentar o comércio de drogas, tirando-o das mãos dos traficantes e diminuindo a violência associada à disputa por mercados consumidores. Com esse dinheiro, financiariam programas de tratamento de dependentes e educariam seus cidadãos sobre os malefícios dos entorpecentes.

Hoje, o álcool e o cigarro são drogas liberadas. Cigarro mata! Álcool, também. O álcool é talvez, o maior responsável por destruição de vidas, principalmente no trânsito e, no entanto é legal. Vale ressaltar que o uso de drogas continuará acontecendo, sejam elas legalizadas ou não. A questão quanto à legalização é: Deve-se, realmente, legalizar? O Brasil está preparado para a legalização?Esta é a solução? A população do Brasil não seria tal qual uma criança imatura para absorver a legalização do uso de drogas?

Quais seriam as conseqüências dessa legalização num país como o Brasil, onde boa parte da população é mal educada e desinformada? Ao legalizar as drogas, com o intuito de também reduzir a violência, não estaríamos somente mudando o curso do rio? Qual seria a reação dos traficantes, com a perda do seu objeto de comércio e manutenção do status quo? Ao deixarem de ganhar dinheiro com o tráfico, muito possivelmente passariam a seqüestrar mais, roubar mais e matar mais, e, assim procedendo agravaria a violência.

Com a legalização das drogas, outro negócio rentável (o que seria?), possivelmente, viria suprir a perda do que se ganha com a ilegalidade daquelas. É a questão sócio-econômica ditando as regras do mercado, decorrente da oferta e da demanda de ambições, prazeres e desejos instantâneos, bem como a preocupação com o sustento familiar, posto que quem trafica também tem família, e esta muitas vezes não tem culpa das escolhas de seus comandantes.

Temos consciência de que a discussão, na tentativa de se chegar a um consenso, é árdua, posto que a subjetividade é um componente muito forte em razão de que ela é construída de processos e formas de organização dentro de uma cultura que se constitui também em suas relações sociais e pode confundir-se com a própria historia da droga.

Mais: Quando falamos em cultura surge um complexo padrão de comportamentos, de crenças nas instituições, etc. Como saber que comportamentos surgirão após a legalização? Legalizar seria certeza de manutenção da ordem? Evitaria o abuso do uso? As doenças, decorrentes do uso de drogas, seriam mais facilmente tratadas? Minoraria a violência e a conseqüente redução de crimes? Interessa ao Estado legalizar as drogas?



Fontes: arquivoetc.blogspot.com
revistaepoca.globo.com


Então, qual a sua opinião. Você é a favor ou contra a legalização das Drogas? E porque? Deixe o seu comentário.

36 comentários:

  1. Koe Brunão
    Ótima discussão essa.
    Sou contra as drogas. Mas, tal qual o aborto, sou a favor da sua legalização. Só assim, conseguiremos exterminar os traficantes. O dinheiro que eles ganham, certamente faria muito bem aos cofres públicos. É claro que caberia ao governo, as instituições culturais, sociais e religiosas, implantarem um sistema de conscientização contra o seu uso. Tal qual fazem com o cigarro. Sem dúvida, funcionaria muito mais que essa política indecente de perseguir viciados. Eles são vítimas! E não marginais. Intimidá-los, acusando-os de serem os responsáveis pelo enriquecimento do tráfego, é no mínimo uma covardia. Os viciados precisam de tratamento. E não de cadeia. Pois lá, só conseguirão ser promovidos a coronéis do tráfego.
    Abraços e sucesso a todos do blog.

    ResponderExcluir
  2. falar da legalização das drogas para os ricos eh a mesma coisa que não falar nada...
    sempre vem akeles argumentos "acabaria com o trafico"

    mas como o estado sustentaria a população carente? incentivos ao não uso das drogas, cuidados com os viciados, e etc...

    ResponderExcluir
  3. Legal essa discussão, gosto de discussões inteligentes. Parabéns pelo Blog, me indicaram.

    Pobre também fuma nas favelas, só que quase sempre é o vapor barato, que faz o servicinho para os donos dos morros em troca de drogas. Pobre também fuma e cheira, mas muito pouco. A droga é cara. Está em todo lugar. Mas é evidente que o pobre não é o público alvo do tráfico. De todo modo, o lobby favorável às drogas é mesmo fortíssimo e se concentra nas camadas médias e altas da sociedade. O playboyzinho da zs que financia esse mundo, é igualzinho como mostra o filme Tropa de Elite, o riquinho zs que compra e usa mesmo, isso que temos que falar.
    Sou completamente contra a favor da legalização.

    ResponderExcluir
  4. É um otimo assunto para se debater meu parceiro...

    Eu sou CONTRA a legalização!
    isso não daria certo aqui no Brasil, aqui não é amsterdâ com todo respeito ao povo Brasileiro.

    o trafico de drogas ia diminuir, mais os assaltos iam aumentar bruscamente, o Brasil, conceretza, não esta preparado para isso.
    e acho que nunca vai estar...

    é minha humilde opinião...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Galera,
    Não li até o fim - velhos hábitos são difíceis de largar, mas eu chego lá – só queria comentar que, pelo que sei, drogas destroem “noronhos”
    Abraços e Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sou a favor . Se e´proibido e mesmo assim as pessoas usam , penso que deveriam legalizar logo. o gverno poderia ate´tentar ter um controle sobre á venda e a importação . Acho que diminuiria um pouco a violencia causada pelo tráfico .

    Parabéns pelo blog !xx

    ResponderExcluir
  7. Acho que depende muito da droga. O álcool e o cigarro por serem drogas menos agressivas são liberadas por exemplo. Já drogas mais pesadas, na minha opinião, não devem ser legalizadas. A grande maioria da população não saberia usá-las moderadamente. Basta ver os abusos que o álcool gera.
    O gasto do governo com tratamento de doenças relacionadas à drogas pesadas, sairia muito mais caro do que os prejuízos que tem em razão do tráfico ilegal e da violência conseqüente delas.
    Acho que é uam discussão bastante complexa, mais no geral sou contra.

    Bem legal o blog de vocês, espero ver sempre um tema interessante. Vou repassar.

    ResponderExcluir
  8. nao sou a favor da legalizaçao de todas as drogas mas eu defendo o uso da maconha acho que seria um mundo bem melhor se todos permanecessem xapados todo o tempo pelo menos assim nao haveria violencia e todo mundo seria feliz!
    tem gente que bebe, briga, estupra, espanca a mulher os filhos o cachorro, tem gente que dirige bebado e mata as pessoas; entao , o que uma ervinha inocente tem de mal, e ainda e menos nociva que o cigarro! legalize-já.
    abs pra geral, blog irado.

    ResponderExcluir
  9. Não é legalizando as drogas que vai diminuir o tráfico ao contrario, na minha opiniao vai e piorar PLIS NAO SEJAM SEM NOÇAO GENTE POR FAVOR, estou surpresa com algumas respostas.
    Jesus no coração de todos.

    Bjos
    Amanda

    ResponderExcluir
  10. Difícil decisão Bruno. Será que acabaríamos com a violência de uma forma eficiente? Tantos casos envolvendo mortes em torno da droga que a sociedade teme o pior: a falta de renda (lembrando que não moramos em nenhum país europeu,mas sim no BRASIL)influenciaria o viciado em maconha ou cocaína
    ao roubo, morte etc. Por outro lado está a redução crucial do tráfico e a diminuição dos gastos em campanhas contra as drogas que aí sim, seriam transferidas para outros projetos. Em suma, se os governantes em geral mudassem crucialmente o código penal e esse país fosse levado muito mais a sério, eu seria a favor da legalização, mas já que vivemos (ainda) em uma DESORDEM e DIFERENÇAS sociais gritantes eu ainda sou contra a liberação das drogas.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos.

    Bom, assunto muito polêmico, legalizar ou não das drogas. Os 2 lados da moeda tem seus prós e contras. Mas acho que legalizando apareceria mais os contras. Então acho que não deveria ser legalizada.

    Prefiro não falar muito. QUanto mais se fala, mais polêmica é gerada, e como aconteceu ontem, o clima ficou pesado...rsrsrs

    É isso, pelo visto o blog vai bombar. Até a próxima.

    Abraços a quem for de abraços.
    Beijos a quem for de beijos!

    Gabriel!

    ResponderExcluir
  12. Vocês são um bando de fdp!! São tudo igual!! Bando de burguês safado!!
    Que que é?? BANDO DE MACONHEIRO FDP!!!

    ResponderExcluir
  13. Sou a favor tb, do jeito q existe na Holanda. Mas aqui no Brasil seria difícil, a maioria da população não tem educação.
    O que é esse drogadito aí em cima falando? Deixa de ser ridículo cara.

    Bjao Bruninho, adorei o tema.
    Amanhã tem chopp lá em itacoa hein.

    ResponderExcluir
  14. não é uma questão de ser contra ou a favor das drogas, mas contra ou a favor de uma sociedade melhor. Legalizando acaba o trafico, acabam toda a cadeia de submundo e crimes que vão juntos, como prostituilão, aliciamento de menores, garante-se a qualidade do produto, arecada-se bilhões que podem ser invstidos na saude.
    O mundo não venceu as drogas, porque existe demanda. E onde há demanda, se há oferta. Fingindo que isso não existe só piora a situação. Legalizar não é sinônimo de estimular, é uma questão de saúde e segurança publica.
    Legalize e desistimule.

    Mathias,
    Acho q vc esta no lugar errado cara, aqui não não tem nenhum drogado não. Talvez vc quem precisa de tratamento, o propósito aqui é debater os prós e contras da legalização.

    Brunão grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Luiz Eduardo - Tricolor24 de março de 2010 às 17:30

    Acho que pessoal fala muita merda...
    Uns falando de drogados como se fossem criminosos...
    Outros dizendo, "se sua filha vai pra escola, e eh estuprada por um drogado, e isso e aquilo"
    Nossa gente, falem menos merda, quem é violento, criminoso é pq nao teve instrução/educação, nao pq usa drogas...
    Conheço 1000 pessoas que usam drogas
    e 1000 que nao usam
    A porcentagem dos violentos são iguais, nao vamos distorcer o assunto !
    Queremos saber se a legalização diminuiria a violência, aquelas do morro, e coisa e tals.
    Eu acho que diminuiria sim, e teríamos o controle das substancias, de quantos usam, podendo encaminhar quem passasse do ponto para clinicas e psiquiatrias.

    ResponderExcluir
  16. Poxa, estava em uma festa, e a galera fumando seus baseados! Detesto o cheiro de cigarro, vc imagina o da maconha que é ainda mais forte!
    Na boa qualquer um tem a liberdade de fazer suas escolhas, mas EU posso também escolher um ambiente sem "drogas", se for legalizada ira ser muito mais complicado, haverá mais passivos ou até mesmo usuários primários, só querendo descobrir o falso prazer!
    E a grande questão é que os tipos de drogas crescem a cada dia! E por isso vão ser (ao passar do tempo) legalizadas, com a intenção de diminuir trafico!? Hoje é só a maconha e depois!?
    Temos que nos preocupar com a EDUCAÇÃO, mostrar valores, para nossa juventude! Expandir o trabalho! Reprimir a burguesia!

    bjos bruno

    ResponderExcluir
  17. O governo não consegue controlar nem bebidas nas estradas e o sujeito fala em legalizar entorpcente pra depois "fiscalizar"... Cada uma.

    ResponderExcluir
  18. uahuHuhUhauhuH Mathias do Tropa De Elite direto pro #papodeboteco ;

    que blza ate artista comentando aqui...hahaha!
    abraços

    ResponderExcluir
  19. Estamos no Brasil meu camarada!
    Carro, cigarro, bebida e etc. são legalizadas e sempre escutamos notícias de roubo de carga, carro e muitas vzs com morte. Vc acha que legalizando vai diminuir o tráfico? E Vc acha que os traficantes vão ficar atrás de balcão? Vai dar muita confusão além do quê, faz mal a saúde e trará mais e mais curiosos que logo se tornarão usuários, já que será legalizada.

    ResponderExcluir
  20. Eu fumo de vez em quando e apesar de queimar neurônio, não gera dependência.

    Mas não se resume a apenas isso, então eu sou contra.

    Além do que eu não quero impostos sobre minha erva.

    ResponderExcluir
  21. O fato de legalizar a maconha é por conta de ela ser uma forma de lazer, mais parecida com o alcool mas também podendo ser comparada a todo o tipo de lazer. Jogos de futebol, a maior paixão do Brasil é um tipo de lazer que é prejudicial, por conta do que? De pessoas que não sabem conviver em sociedade, dai criam torcidas organizadas pra brigarem com torcidas de outros times, a troco do quê? Só que eu não vejo ninguém proibir esses movimentos, têm até carteirinha e farda. Também não tem utilidade e é muito mais prejudicial pra todo mundo, dia de jogo as vias automotivas em volta do estádio ficam uma zona, o clima é tenso e sai muita gente direto pro hospital.

    Infelizmente como todas as outras coisas, tem gente que não tem responsabilidade com uso da maconha, mas não é por isso que se deve punir todos os usuários por conta disso.

    Parabéns pelo Blog Bruno Rangel, me indicaram.

    Gustavo/Niterói
    Faculdade Facha

    ResponderExcluir
  22. Olá Bruno, primeiramente parabéns pelo blog muito legal mesmo, adorei a parte de viagens, realmente buzios é lindo né, vc quem o diga.
    Faço faculdade também de jornalismo mais na Facha aqui em Botafogo, sou da turma do Gustavo.
    Gostei muito dessa matéria. Mas com tanta incoerência em nossa legislação essa é uma das mas simples e mais polêmicas.

    Grande beijo e estarei por aqui sempre.

    ResponderExcluir
  23. Valeu Rodriguinho, se precisar de alguma força do BOPE, taí o canal de comunicação.
    Mathias

    ResponderExcluir
  24. A hipocrisia ainda persiste, mas uma visão solidária e livre de preconceitos está por nascer.
    Enquanto o homem continuar a usar de violência, matando, prendendo ou ferindo, usando de qualquer forma de violência contra outras pessoas por puro preconceito quanto a raças, opções sexuais ou estilos de vida (como o underground, onde é comum o uso de substâncias psicoativas), um mundo em que o amor e a justiça divina prevalecerá vai estar cada vez mais distante e a escuridão continuará a coexistir entre os seres mais evoluídos e pacificos.

    Enfim, sou a favor da legalização sim, ninguém vai parar ou começar a fumar por causa disto. Só se ganharia com isto e os esquemas corruptos do tráfico cairiam. Outras drogas... este seria um passo sim, acho que quem quiser pode se matar aos poucos sim como fazem com cigarro, cada um tem a liberdade de fazer o que quiser se não interferir na vida dos outros. Quem pode impedir um louco ou alguem extremamente deprimido de pular de um prédio e se matar de uma vez.
    A opção de fumar, tabaco, maconha é individual, de cada um e deve ser respeitada. A maconha é a droga que menos causa mal, chega de ignorância.
    LEGALIZE; DON´T CRITICIZE...
    Enfim paz a todos e mente aberta!!!

    Sucesso Bruno Rangel, blog bem muito interessante mesmo. Quero ver muitos temas assim.

    Lisandro-SG

    ResponderExcluir
  25. Oi, concordo com a Larissa Saad.
    temos que investir em educação.

    Com certeza a legalização é a melhor saída, haja vista o que ocorreu com o fim da lei seca nos E.U.A. na década de 40: a mafia quebrou.
    Mas temos um grande problema: IGNORÂNCIA. Até bem pouco tempo atrás havia quem discutisse se o cigarro era prejudicial pra saúde ou não, talvez porque é legalizado e porque havia as grandes empresas por trás, brigando por isso. Quero dizer: se o governo legaliza, uma grande parcela da população imagina que não fazem mal algum, e começa a utilizá-las. Precisamos sim da legalização, mas antes, como para tudo o que tentarmos mudar, precisamos de educação.

    Abraços a todos que escrevem pelo blog, ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  26. Oi Bruninho, ficou muito fofo seu blog, sei o quanto você estava querendo voltar. Parabéns a vc e a toda a equipe, ótimo nível.

    Bom, eu acho que a legalização pode resolver muitos problemas sim! Mas como no Brasil nada funciona e as leis não são levadas a sério, eu duvido muito que aqui de certo.
    O povo brasileiro tem a capacidade de estragar tudo!
    Legalizar as drogas aqui seria como atirar no escuro, pode dar muito certo e ao mesmo tempo pode piorar tudo!
    É uma questão muito complicada…

    Bjinhos Bruninho.

    ResponderExcluir
  27. brunão que discussão é essa hein?? rsrsrs. tema polêmico, você gosta né.

    Partilho do comentario da Rebeca,

    Legalizar as drogas aqui no Brasil não acho que acabaria com a violência ou tráfico, como foi citado…traficantes desempregados…isso iria desencadiar uma série de fatos e acredito que a maioria pelo lado negativo, se não for drogas, eles iriam comercializar outras coisas, ele tem que fazer dinheiro de algum jeito.

    Não creio que liberando todas as drogas a coisa iria melhorar, uma que pelo fato dos usuarios saberem onde se compra a droga e que sempre terá disponível, cada vez mais iriam surgir mais viciados e mais gente se endividando para comprar droga…ou seja, quando se acaba o dinheiro eles iriam ou vender coisas da propria casa ou roubar estabelecimentos comerciais…

    A Holanda consegue implantar este sistema, pois a população lá é bem mais dotada de dicernimento e estrutura psíquica do que o povo brasileiro, acho que se rolasse no brasil, o que rola na holanda, ia até ter gente assaltando os “coffee shops” para poderem ter a droga de graça…

    Acho que é isso. Abs a todos
    Fluzãooooo

    ResponderExcluir
  28. Oi gente... Sou contra é claro, o problema das drogas é de saúde pública. Imagina vcs passando na rua com seus pais ou com seus filhos, e varias pessoas usando drogas, do tipo cheirando, fumando maconha mesmo e tal. Num país aonde não se tem educação não da para se legalizar, na Holanda é outra cultura, é outra história.

    Bjos a todos




    Bjos a tod

    ResponderExcluir
  29. Boa noite amigos. Quanta gente aqui é a favor das drogas hein, alias da legalização né.
    E esse Mathias, ta parecendo o do tropa de elite mesmo, talvez vc q seja o drogado aqui meu amigo, seu doente, ninguém aqui é dependente não. Acho q o moderador do blog deveria excluir uns merdas desses.
    Sou contra a legalização, Brasil não esta preparado pra legalizar esse tipo d drogas.
    Abs amigos, e Jesus no coração de todos.

    ResponderExcluir
  30. Sou a favor...
    Legalize já, legalize já
    Porque uma erva natural não pode te prejudicar

    Eduardo/Niterói
    Rubronegro

    ResponderExcluir
  31. Alfredo

    Que maneiro esse blog, quero ver vários temas desse porte serem discutidos aqui.
    Parabens aqueles que fizeram o blog.

    ResponderExcluir
  32. Creio que a discussão é válida, porém é preciso pensarmos também que há quem lucre com a ilegalidade da droga. Não falo nem dos traficantes que estão lá no cume do morro, mas dos agenciadores do tráfico, dos políticos e outras personalidades do mundo político ligados diretamente à produção e distribuição. Traficante morre, outro toma o lugar. Esses agenciadores são os facilitadores da exportação/importação da droga, que passa por nossas fronteiras, mares e chega para ser consumida em nossas cidades. Chamo a atenção para que existe uma "indústria da droga" que funciona na ilegalidade e somente assim funciona bem.... Na década de 30 e 40 do século passado, devido à Lei Seca, os EUA aboliram o consumo de bebida alcoólica e ao mesmo tempo nunca se bebeu tanto naquele país como nesta época!!! Acho esta discussão imprescindível, mas ao mesmo tempo fico me perguntando se deixar a questão da droga no simples "legaliza ou não" desvia a atenção para uma outra questão: "Quem lucra com a ilegalidade da distribuição da droga?"

    Abraços a todos,
    Inclusive ao Mathias (hehehe)

    ResponderExcluir
  33. É claro que sou contra, com a situação do país do jeito que está,essas "M" de políticos arrumam jeito de piorar.

    ResponderExcluir
  34. Apoio a liberação, porém acredito que para o tal, deveria acontecer mudanças em vários ambitos da sociedade, desde a constituição até mesmo na área da saúde.
    Muitos recursos que hoje são gastos exatamente para coibir o tráfico poderiam ser destinados à assistencia às pessoas carentes, melhoria na saúde, etc..
    A polícia que fica caçando usuários, não iriam perder mais tempo com estes e realmente trabalhar prendendo os verdadeiros criminosos.
    Enfim, com legalização ou não, as pessoas continuarão a utilizar...já q esta é a realidade, pq não legalizar para tentar ameninzar os contras do uso destas substâncias?
    A legalização geraria impostos, controle dos produtos (muitos fazem mais mal ainda à saude devido a misturas que os traficantes fazem para aumentar a quantidade de seus produtos), melhor utilidade da polícia, dentre outros...

    ResponderExcluir
  35. Dizer q basta ter educação e blábláblá pra acabar com a violência, é ser mto reducionista em relação à natureza humana. Essa juventude não mudar nada de fundamental nesse país, pelo andar da carruagem, pq só pensa em si mesma.
    Credo!

    ResponderExcluir
  36. Sou a favor da legalização das drogas porque muita violência acabaria...e porque o alcool é
    a pior de todas, faz milhares de vítimas, vc tropeça nos viciados todo dia nas ruas e ninguem liga; ele faz parte de todos os santos lares, festas, comemorações onde se inicia
    o vicio. Qtas mulheres são agredidas, qtas crianças abusadas, qtos acidentes de transito...

    O açucar é considerado a pior droga que existe no sentido que mata lentamente provocando inumeras doenças (ouvi isso no Denarc numa palestra) e ainda dá uma fissura danada e o sujeito não é considerado viciado por causa disso e quem fabrica adicionando este veneno sem necessidade em praticamente todos os alimentos não é punido.
    O açucar não é um alimento, o organismo não o identifica como tal e ele rouba as vitaminas do corpo para ser processado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário...