Música Para Todos

Olá amigos do Boteco, aqui no espaço Música Para Todos a cada semana iremos contar um pouco da história de um cantor (a), suas músicas, videos, fotos, tudo sobre aquele artista que você gosta. 
A cada semana uma novidade.
Artista da semana:

--MARIA GADÚ--

Para quem gosta de boa música trago Maria Gadú como primeira artista aqui no Música Para Todos.
A paulistana é recém-contrata da Som Livre e vem como aposta da música atual. Depois de integrar o núcleo da minissérie Maysa, Gadú lançou seu primeiro álbum homônimo e promete despontar entre as gratas cantoras da nova geração. Muito parecida com a cantora Cássia Eller que faleceu em 2001, Gadú também gera muita plêmica com seu estilo de se vestir e sobre sua opção sexual.


A paulistana Maria Gadú foi introduzida à prática musical ainda na infância. Aos 7 anos de idade, já gravava músicas em fitas cassetes. Fez poucos meses de aulas de violão, longe do suficiente para ler partituras, mas o possível para compor através da prática. Fez desde os 13 anos shows em bares e festas de família em sua cidade de São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro no início de 2008, quando começou a tocar em bares da Barra da Tijuca e da Zona Sul. Sua carreira passou a ter ascensão ao despertar atenção de famosos ligados ao meio musical, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, João Donato, dentre outros. Maria Gadú ganhou destaque ao interpretar "Ne me quitte pas", de Jacques Brel, para o diretor Jayme Monjardim, que estava em fase de pré-produção da minissérie Maysa - Quando Fala o Coração. Maysa Matarazzo, cantora e mãe do diretor, fez muito sucesso nas décadas de 1950 e 60 cantando, dentre outras, esta canção. A versão de Gadú, logo, foi incluída na trilha sonora da minissérie que estreara em janeiro 2009, na qual a cantora, ainda, fez uma participação especial como atriz.

No início de 2009, aos 22 anos de idade, Maria Gadú preparava seu primeiro álbum, homônimo, lançado pelo selo SLAP, da gravadora Som Livre, e produzido por Rodrigo Vidal. Além disso, iniciou uma temporada de shows no Cinemathèque, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Após o lançamento do álbum em meados de 2009, a cantora, rapidamente, foi ganhando espaço na mídia brasileira. A canção "Shimbalaiê", sua primeira composição aos 10 anos de idade, foi incluída na trilha sonora de mais uma produção da TV Globo, desta vez em horário nobre, a novela Viver a Vida.Ne me quitte pas foi regravada e, junto com "A história de Lilly Brown", está na trilha sonora da minissérie Cinquentinha, de Aguinaldo Silva.


Voz forte com melodias encatadoras! Gadú traz um regionalismo interessante nas 13 faixas do seu álbum e mostra um trabalho diferente e gostoso de ouvir. “Altar Particular”, música de trabalho, faz lembrar boemia com letra melancólica e ritmo “bolerado”. O swing recheado de termos tipicamente regionais na letra é apresentado em “Laranja”, parceria com Leandro Léo. “Lounge” entra na lista das melhores faixas do disco.

Shimbalaiê

Entre as regravações, Chico Buarque é lembrado em “A História de Lily Braun”, uma excelente interpretação. “Ne Me Quitte Pas” é surpreendente e totalmente positiva. Bolero bem interpretado, com uma força na medida, sensual e deliciosa. Encerrar o álbum com “Baba” foi audacioso. Valeu pela iniciativa em reinterpretar uma música conhecida na voz de Kelly Key e mostrar uma cara popular brasileira.

Além do álbum, a participação de Gadú no especial Som Brasil – Paralamas do Sucesso foi incrível, vale a pena conferir. Lanterna dos Afogados e Caleidoscópio fizeram parte da homenagem. Lembrei com felicidade da Cássia Eller (e comparações são boas).

Maria Gadú canta "Lanterna dos Afogados" no Som Brasil Paralamas do Sucesso

Maria Gadú canta "Caleidoscópio" no Som Brasil Paralamas do Sucesso

Gadú participou de um show do cantor e compositor sueco-americano Eagle-Eye Cherry em São Paulo, no dia 21 de Janeiro de 2010, realizado na Via Funchal. O show foi registrado para o DVD a vivo do cantor.
Também participou do CD e do DVD do álbum Nove da cantora e compositora Ana Carolina cantando a música "Mais que a mim".
No dia 21/02/2010, Maria Gadu ganhou disco de ouro pela venda de seu CD.

Ana Carolina e Maria Gadu - Mais Que a Mim



Maria Gadú - Ne me quitte pas (Altas Horas - 19/09/2009)

Bela Flor - Maria Gadu

Entrevista com Maria Gadú

-FIM-

              www.mariagadu.com.br

Um comentário:

  1. Ja era esperado a grande estreia ser com a Maria Gadu hehehe
    mais a materia esta espetacular parceiro...mto boa msm...
    vamos torcer pro blog bombar...quarta feira tem materias novas com as meninas...aguardem...

    abraço cara!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário...